A Associação Brasileira de Enfermagem do Distrito Federal (ABEn-DF), estruturou este curso para habilitar enfermeiras (os), especialmente da rede pública do DF, para a inserção do DIU de forma ambulatorial e segura. O curso será estruturado conforme preconiza a Resolução COFEN nº 690/2022, que determina 20 horas de aula teórica e 50 horas práticas, com no mínimo 20 inserções supervisionadas durante consulta de Enfermagem.
O curso será voltado prioritariamente para as áreas de maior vulnerabilidade social, onde pretende-se garantir a cobertura de até 100% em habilitação dos profissionais Enfermeiros dessas equipes de Saúde da Família (eSF) estratégicas. Todo o curso será ministrado e conduzido por Enfermeiras (os) que já possuam habilitação na inserção de DIU.
Durante a implementação pretende-se realizar o monitoramento de todas as pacientes contempladas pela inserção durante a prática do curso, afim de criar evidências científicas locais que reforcem a capacidade técnica e importância da habilitação destes profissionais.
O projeto acontecerá em duas etapas, a primeira com o objetivo de alcançar locais de alta vulnerabilidade social e a segunda alcançando enfermeiros de diferentes regiões de saúde que desejam ter a habilitação.
O inicio das aulas teóricas e práticas será em Agosto/2023, ministradas por enfermeiros da ABS do Distrito Federal que já possuem a habilitação para a inserção do DIU.
Cronograma Região Centro-Sul e Oeste
Cronograma e Relação de Inscritos da Turma 2
Cronograma e Relação de Inscritos da Turma 3 - Região Sul e Remanecentes
Estrutura:
Locais Estratégicos - Número de Vagas:
Público alvo: Enfermeiras (os) de Família e Comunidade e demais Enfermeiras (os) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal que estejam atuando na assistência à populações vulneráveis e/ou sob risco
Critérios de Elegibilidade para o Curso:
Liberação e Participação: Todos (as) selecionados (as) serão liberados (as) por suas respectivas GSAPS para participação integral no curso, nas datas respectivas às suas regiões, conforme pactuação com a Coordenação de Atenção Primária e as respectivas Diretorias de Atenção Primária. Sendo então, a carga horária do curso realizada em horário comercial dentro da escala do próprio servidor
Documentos Necessários:
Cronograma Geral:
A primeira turma realizará a aula teórica nos dias 17 e 18 de agosto respectivamente.
As turmas serão realizadas por Região de Saúde conforme a ordem descrita no Edital:
*As aulas teóricas ocorrerão às quintas e sextas. As aulas práticas ocorrerão às terças e quintas, com exceção aos meses em que as datas coincidam com feriados e/ou situações extraordinárias.
© Copyright 2012 - Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Distrito Federal
Desenvolvido por legweb