Data: 08 de maio de 2018
Horário: 18 horas
Local: Espaço Cultural Dr Elioenai Dornelles Alves, Conselho Federal de Enfermagem (COFEn), SCLN 304, Bloco E, Asa Norte, Brasília-DF
Entrada franca
8 de maio é dia de apreciar a Exposição de Quadros-Poemas intitulada Enfermagem: a mais bela poesia do cuidar e o livro inédito Cuidar e rimar é só começar – os quadros-poemas e o livro são de autoria de Onã Silva, A Poetisa do Cuidar.
Nesta exposição são apresentados vários Quadros-Poemas extraídos das obras de autoria de Onã Silva que, por meio da arte, vem homenagear poeticamente a sua profissão, declarando Enfermagem: a mais bela poesia do cuidar.
Nos caminhos do cuidar, na sua experiência profissional, a enfermeira-artista conta que foi atuando com poesia no olhar e no coração, como decisão inovadora junto aos saberes técnicos hegemônicos na sua área do saber.
Os Quadros-poemas retratam cenas da atuação profissional, em vários espaços de cuidar, refletindo da lâmpada a poesia iluminada pela máxima: enfermagem é arte! Nos Quadros estão temas diversos, mas todos sintonizados ao cuidar sensível oriundo da arte e estética, formando interfaces multiculturais e possibilidades de inovar e revitalizar o cuidado.
Na exposição as expressões estéticas dos Quadros-Poemas proporcionarão experiências para perceber a poesia do cuidar sensível e o universo dos cuidados. Enfermagem: a mais bela poesia do cuidar é a declaração poética da autora.
Lançamento do livro Cuidar e rimar é só começar
Na abertura da Exposição também será lançado o livro de autoria de Onã Silva, intitulado Cuidar e rimar é só começar que é mais do que especial: é vencedor do I Prêmio organizado pelo Grupo Associado de Escritores Brasileiros (GAEB).
Cuidar e rimar é só começar é dedicado a todas as pessoas que realizam o cuidar com inovação e rimar, e especialmente dedicado a alguns profissionais de saúde que estão citados em cada cordel.
É uma literatura arretada, democrática e popular que ajudará as pessoas como cuidar da sua saúde, ao ler os bem-humorados versos de cordel que abordam temas do cuidar em saúde: amamentação, soro oral, tétano, pé diabético, febre amarela, zika, dengue, chicungunha, obesidade e desnutrição, saúde bucal, higiene corporal e muitos outros.
Onã Silva, A Poetisa do Cuidar
Onã Silva, A Poetisa do Cuidar nasceu na cidade de Posse-Goiás e atualmente reside no Distrito Federal. Sua formação e trajetória profissional mostra um caminho acadêmico com enredo surpreendente: Graduada em Enfermagem e Artes Cênicas, Pós-Graduada em Saúde Pública, Mestre em Educação, Doutora e Pós-Doutora.
Idealizou com o Dr Elioenai Dornelles Alves (in memoriam) a Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ). Filiada a diversas academias literárias. Dedica-se a pesquisas sobre a inovação do cuidado de enfermagem.
Autora de mais de 20 livros publicados, dentre os quais, encontram-se na ELOS – Estante Literária Onã Silva: ...Mas a alegria vem pela manhã; O Sol da Justiça; A Quadradinha de Gude; Miriã, uma Enfermeira Bambambã; A Derrota de Penina; Anjinho Minho... Mãezinha Minha...; Mundo-Bola; Histórias da Enfermagem no Universo de Cordel; Cordel do Trabalhador: do labor até o burnô; Voa Balão! Voa Imaginação!; Grandes Enfermeiras: Florence Nightingale e Anna Nery; Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cuidar; Estomaterapia: cuidado à fina flor da poesia; Sai pra lá com essa OS, a saúde do povo agradece; e outros livros individuais e coletivos.
Recordista pelo RankBrasil Recordes. Autora premiada em concursos de poesias, monografias e trabalhos científicos.
Contatos e informações
E-mail: onatil.silva@gmail.com
Site: www.onasilva.com
Fan Page: facebook.com/cordeldotrabalhador
YouTube: Canal Cuidarte | Onã Silva, A Poetisa do Cuidar
© Copyright 2012 - Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Distrito Federal
Desenvolvido por legweb