Associação Brasileira de Enfermagem
Seção Distrito Federal

Facebook - ABEn-DF
Catedral e Congresso Nacional

Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar

Organizadores: Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva – A Poetisa do Cuidar

Autores: 30 poetas da enfermagem (enfermeiros (as), técnicos e estudantes)

Concepção, pesquisa e fundamentação da arte da capa: Onã Silva e Fabrícia Pereira

Arte da capa: Rachel Dumont Tela Enfermagem com Poesia pintada com tinta acrílica sob o cetim verde esmeralda

Tratamento estilístico, estético e análise das poesias: Onã Silva

Editora: Thesaurus Editora de Brasília

Ilustrado

Capa do livro Histórias da enfermagem no universo de cordel

Poesia, estética, arte e cuidado de enfermagem é a inovação proposta no livro Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar. Trata-se de obra inédita, organizada pelos pesquisadores da temática Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva – A Poetisa do Cuidar. O objetivo do livro é estimular a produção e a divulgação da ciência da enfermagem por meio de poesias relacionadas ao cuidado, exclusivamente de autoria de profissionais e estudantes de enfermagem.

Compõem o livro 80 poesias, de autoria de 30 poetas de enfermagem – enfermeiro(a)s, técnicos e estudantes – residentes no Brasil e um participante da Espanha. As poesias apresentam diversos estilos, linguagens e temáticas do cuidado. Onã Silva realizou tratamento estilístico, estético e análise das poesias em bases teóricas do conhecimento estético. O processo estético da capa foi idealizado à luz da estética pelas autoras Onã Silva e Fabrícia Pereira. A arte da capa intitulada Enfermagem com Poesia, uma pintura em cetim verde esmeralda é criação da artista plástica Rachel Dumont.

Neste livro a autora nos dá uma aula grandiosa de criatividade e inovação como demonstração de competências e habilidades que devem ser referenciadas pela enfermagem. Eis o potencial inovador de Onã Silva pois ela não busca melhorar o que está sendo feito. Ela inova! Isto é, mostra caminhos ainda não percorridos, com seu cordéis (di)versos, demonstrando que existem novas formas de falar da ciência e arte da enfermagem.

O projeto Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar pretende, com liricidade e versos di(versos), encantar e reencantar a enfermagem de forma poética, estética, reflexiva e sensível.

Informações/contatos: organizadores Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva e-mail: onatil.silva@gmail.com

APOIO: Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo (SEESP), Fiocruz Brasília, ABEn-DF

linha
SCN Quadra 01 Bloco "F" Salas 1313 a 1315 Edifício América Office Tower Asa Norte - DF
linha

© Copyright 2012 - Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Distrito Federal

Desenvolvido por legweb